logo.jpg
dia-da-mulher.jpg

Como se diz “Dia Internacional da Mulher” em inglês?

 

Se você precisar dizer “Dia da Mulher” ou “Dia Internacional da Mulher” em inglês, opte por International Women’s Day. Usa-se também a abreviação IWD. Observe que, em inglês, usa-se “mulheres” em vez de “mulher” na expressão equivalente ao “Dia da Mulher”. Nada que mude o sentido, pois se trata apenas de mais uma pegadinha da língua inglesa que merece nossa atenção.

 

Por incrível que pareça, há uma armadilha nesta frase: não caia na tentação de achar que o ‘s em Women’s indica plural. Como você já deve saber, o plural de woman é irregular: women. Esse apóstrofo é indicativo de posse, ou seja, o dia pertence às mulheres. É o famoso genitive case que aprendemos no início do curso de inglês: my mom’s car (o carro de minha mãe), Monica’s computer (o computador da Monica), my wife’s sister (a irmã de minha esposa) etc.

 

Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher e 8M

 

Mais modernamente, ganham força as seguintes formas para descrevermos a data: “Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher” e “8M”. As razões são simples e ao mesmo tempo didáticas. A primeira delas, “Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher”, tem muito mais ligação com os eventos que motivaram a criação da homenagem. A segunda, sintetiza em apenas dois caracteres, 8M, e universaliza essa luta por ser de fácil compreensão em diversos idiomas ocidentais.